
FELIZ NATAL E FELIZ 2009!!!!!!!!
Blog do 7.º A, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches
No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o 6.º 1 realizou uma visita de estudo à Barragem do Alto Lindoso, no dia 11 de Junho de 2008.
Esta visita ocorreu na sequência das temáticas abordadas nas aulas sobre energias renováveis.
Para além da visita a uma grande unidade produtora de energia hidroeléctrica, foram também visitados monumentos do património arquitectónico e cultural da região, nomeadamente os espigueiros.
Decerto que os alunos alargaram os seus horizontes, enriquecendo-se curricularmente. Ficaram mais sensibilizados para a necessidade da sustentabilidade da vida na Terra, tendo em vista a preservação da Natureza, e desfrutaram das lindíssimas paisagens do Gerês e do seu ar puro, desenvolvendo sentimentos de camaradagem e de vida sã.
Foram lançados papagaios preparados pelos alunos, como acto simbólico da necessidade de aproveitamento de energias originadas em fontes limpas e renováveis, no caso a energia eólica.
Visita de Estudo à Barragem do Alto Lindoso
O 6.º 1 usufruindo de um espaço propício a aprendizagens e de um salutar contacto com a natureza.
Demonstração da transformação de energia térmica em energia mecânica.
Efeito de Estufa:
O processo que cria o efeito estufa é natural e é responsável pelo aquecimento do planeta.Certos gases, como o dióxido de carbono, criam uma espécie de telhado, como o de uma estufa,sobre a Terra - daí o nome do fenómeno -, deixando a luz do Sol entrar e não deixando o calorsair.Se não existisse efeito de estufa, a temperatura da superfície terrestre seria, em média, cerca de34ºC mais fria do que é hoje.
A camada de ozono
Os causadores da diminuição da camada de ozono são os CFC (clorofluorcarbono, ou Freon). Os CFC, são compostos químicos que se encontram nos gases utilizados para a refrigeração, frigoríficos e ares condicionados, assim como nos aerossóis (sprays).
No entanto, existe uma reacção que beneficia a camada de ozono:
Quando a luz solar actua sobre óxidos de nitrogénio, estes podem reagir libertando átomos de oxigénio, que se combinam e produzem ozono. Estes óxidos de nitrogénio são produzidos continuamente pelos veículos automóveis, resultado da queima de combustíveis fósseis. Infelizmente, a produção de CFC, mesmo sendo menor que a de óxidos de nitrogénio, consegue, devido uma reacção em cadeia rápida, destruir um número bem maior de moléculas de ozono que as produzidas pelos automóveis.
Ver: http://www.rudzerhost.com/ambiente/camada.htm e http://ciencias3c.cvg.com.pt/ozono.htm
Respotas à pergunta:
Refira dois efeitos para o ambiente resultantes da utilização de fontes energéticas não renováveis:
Dois dos efeitos são:
1.º - efeito de estufa, causa muito mais calor à atmosfera;
2.º - camada de ozono, que tem um grande buraco, o buraco deixa passar os raios ultravioletas, isso pode derreter os glaciares e as espécies podem morrer.
David Oliveira, n.º 7
Encontraás a chave misteriosa se responderes à pergunta: qual era a intenção da rapariga que apareceu com uma bacia de água?...
Na Ilha de Calipso
Um dia, eu estava a navegar, quando fui parar a uma ilha. Entrei, e, de repente, apareceu-me uma mulher. Eu perguntei-lhe como se chamava e ela disse que se chamava Calipso. Convidou-me para entrar e eu entrei. Ela perguntou-me:
- Estás cansado?
- Por acaso estou e muito! - Exclamei eu.
- Então anda, vem deitar-te no quarto de hóspedes e descansa um pouco! - Disse Calipso.
Passadas umas horas, eu acordei. Calipso disse:
- Senta-te aqui!
- Para quê? - Perguntei eu.
- Senta-te e já vais ver! - Disse ela.
Eu sentei-me e uma rapariga ajoelhou-se no chão com uma bacia de água e começou-me a lavar os pés. De repente vi umas raparigas a dançar à minha frente. Eu disse:
- Tenho de regressar para casa, a minha esposa deve estar preocupada!
- Não podes, eu não deixo. - Disse Calipso.
- Mas como não posso? - Perguntei.
- Vieste parar à ilha de Calipso. Quem vem parar à ilha de Calipso não sai mais! - Exclamou Calipso.
De repente apareceu o mensageiro dos Deuses que obrigou Calipso a deixar-me sair. Chegou à minha beira e disse para eu me ir embora. Fui-me embora e quando cheguei a casa ficaram todos contentes. Até fizemos uma festa. Estive a contar tudo o que aconteceu. Eles ficaram admirados. Foi esta a minha aventura.
Ana Sofia, nº 2
Actuação de um grupo de cavaquinhos, liderado pelo professor Fernando Cardoso, no encontro com a escritora Ana Maria Magalhães.
Entrevista da Flávia, porta-voz do 6º 1, à escritora Ana Maria Magalhães, no IPJ, em 3 de Março de 2008.
Legenda: A bola vermelha significa que o comportamento do aluno precisa de correcção, não é adequado às situações escolares; a bola amarela quer dizer que há aspectos a melhorar: atitudes na sala de aula, relação com os colegas e com os professores. A bola verde indica um comportamento adequado mas ainda possível de melhorar e a bola azul exprime um comportamento responsável, assumido, intencionalmente preocupado com a qualidade do ambiente escolar, das relações entre colegas e com os professores.O Sofrimento.
O navio desconhecido
Estava eu na Ciclópia, com os meus amigos gigantescos, a jogar ao jogo que eu lhes tinha ensinado, as escondidinhas. Era um jogo de que eles não gostavam muito porque, quando era eu a contar, encontrava-os a todos, devido ao tamanho. Então, vendo as caras deles todas desanimadas, dei a ideia de nos irmos sentar na areia da praia a olhar o mar e o horizonte. Todos concordaram, apesar de ninguém estar cansado. Nem mesmo eu estava cansado, pois passava a vida no ombro do meu grande amigo Great Kali. Mas voltando ao assunto anterior, estávamos nós sentados à beira-mar, a observar o grande e belo oceano, reino de Poséidon, quando, de repente, um dos meus amigos, o maior ciclope que lá estava, deu um berro tremendo. O grito foi tão intenso que o chão abanou e eu quase caí do ombro do Great Kali. Todos lhe perguntámos o que se passara, mas ele limitou-se apenas a apontar o seu enorme dedo, quase maior que eu, para o mar. Olhámos todos nessa direcção e o que vimos foi apenas um ponto branco lá no horizonte e que devia ser um barco. Fiquei espantado por o ciclope ter dado aquele berro só por causa dum navio desconhecido. Vendo a minha cara de espanto, os ciclopes explicaram-me que ele tinha ficado traumatizado, porque quando ele era pequeno, um navio de homens mortais chegou à ciclópia e matou o seu pai e a sua irmã. Foi só isto que consegui perceber pois ainda se ouviam os gemidos do ciclope traumatizado. Esperámos que o navio chegasse, todos menos ele que desatou a correr para casa. Passados alguns minutos o barco já estava
Dia 18 de Fevereiro, segunda-feira.Como uma caixa dentro de uma caixa, dentro de uma caixa, dentro de uma caixa, o escritor escreve as histórias que o escaravelho por sua vez lhe contou a ele e que o encenador transforma em imagens no teatro e de que, por sua vez, os actores são os fazedores. É assim, que o livro do escritor Manuel António Pina “História que me contaste tu” se transforma em teatro para os mais novos que por sua vez levarão os mais crescidos a acompanhá-los nestas histórias vivas.
| Autor: Manuel António Pina | Encenação: José Caldas | Cenografia e figurinos: José António Cardoso | Música: criada colectivamente a partir da música tradicional portuguesa | Actores: Solange Sá, Teresa Chaves, Carlos Feio, Rogério Boane, Jaime Soares e Alexandre Sá |
Preço especial para alunos 3,00 €
Vamos lá a poupar nas gomas e nos cromos e noutras pilhérias de menos importância! O DT

Informações sobre a energia hidráulica
1- A energia hidráulica é a energia cinética do movimento da água.
2- O movimento da água pode ser usado nos moinhos para moer o milho ou em barragens para produzir electricidade.
3- A água presa nos reservatórios passa pela turbina criando energia mecânica que é transformada em electricidade pelo gerador.
Grupo 4 - Energia Hídrica
Pedro Daniel; João Filipe; Paulo Jorge; Hugo Carvalho; Sérgio Araújo e Davide Gomes